Folha de S. Paulo


Presidente uruguaio pede colaboração internacional para paz na Colômbia

O presidente do Uruguai, José Mujica, convocou a comunidade internacional a colaborar "em tudo o que for possível" para o processo de paz na Colômbia, o que considera ser o acontecimento mais importante hoje para a América Latina.

"Agora estamos em uma encruzilhada: a coisa mais importante que está acontecendo na América Latina é a tentativa de construir paz na Colômbia. É uma das coisas mais importantes que já aconteceram nas últimas décadas e é preciso tentar ajudar em tudo o que for possível", afirmou Mujica em entrevista ao jornal espanhol "El País".

O presidente de esquerda, de 78 anos, considera o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, "um homem aberto" que "deve receber um caloroso apoio da comunidade internacional".

"Há obstáculos muito grandes porque tantos anos de guerra se transformaram em interesses contraditórios, em um monte de coisas e, obviamente, em muita dor", disse.

As negociações de paz entre o governo colombiano e a guerrilha das Farc começaram em Oslo em outubro e desde então avançam em Havana.

As negociações em Havana são a quarta tentativa desde a década de 1980 de chegar a um acordo de paz na Colômbia, atingida por um conflito armado entre o Estado, as Farc e outras guerrilhas desde os anos 1970 no qual mais de 100 mil pessoas morreram e mais de 3,7 milhões foram deslocadas.


Endereço da página: