Folha de S. Paulo


EUA e Rússia farão encontro para organizar conferência sobre a Síria

Representantes americanos, russos e da ONU se reunirão na próxima semana para discutir os temas e principais pontos que devem ser abordados na Conferência Internacional sobre a Síria.

A iniciativa de um novo evento global sobre a crise síria foi lançada no início de maio pelo secretário de Estado americano, John Kerry, e pelo chanceler russo, Serguei Lavrov.

O encontro ainda não está confirmado oficialmente, mas deve acontecer entre 10 e 11 de junho. A expectativa é reunir representantes do governo e da oposição síria.

"Podemos confirmar que em 5 de junho, representantes dos Estados Unidos, da Rússia e da ONU terão uma reunião tripartite em Genebra, dedicada à preparação da Conferência Internacional sobre a Síria, uma iniciativa dos EUA e da Rússia", informou a ONU, em nota divulgada em Genebra.

Neste encontro, a ONU será representada pelo enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, e pelo secretário-geral adjunto da ONU, Jeffrey Feltman, encarregado dos assuntos políticos.

Ainda não há informações sobre os representantes dos Estados Unidos e da Rússia.

Na reunião, Washington e Moscou esperam detalhar o acordo já concluído entre as grandes potências em Genebra em 30 de junho de 2012, durante a primeira conferência internacional sobre a Síria.

O acordo não especifica o destino do presidente sírio, Bachar al-Assad, enquanto a oposição síria continua a considerar sua saída como pré-condição para qualquer debate sobre o futuro do país.

A conferência "Genebra 2" ainda não foi confirmada oficialmente. Segundo rumores, a expectativa é que aconteça em 10 ou 11 de junho


Endereço da página: