Folha de S. Paulo


África tem atenção especial do governo Dilma, afirma Patriota

O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) defendeu nesta quarta-feira (22) o aumento das relações comerciais entre Brasil e a África, mas destacou avanços realizados durante o governo do ex-presidente Lula (2003-2010) e da presidente Dilma Rousseff.

"Entre 2002 e 2012, o comércio [entre Brasil e países africanos] passou de US$5 bilhões para US$ 26,5 bilhões, e ainda há espaço para aumento" disse o ministro em seminário sobre oportunidades no continente.

Patriota afirmou que o governo Dilma "tem dado atenção especial" ao relacionamento com a África, seguindo o que foi feito por seu antecessor - durante os dois mandatos de Lula, foram 28 visitas a países africanos. "Ela está demonstrando grande empenho e compromisso com a África."

Segundo o ministro, metade do orçamento brasileiro para cooperação técnica internacional está concentrada na África.

PEQUENO RIO

Embaixador da República do Zimbábue no Brasil, Thomas Bvuma elogiou a política do ex-presidente Lula e estimulou empresas brasileiras a ampliar seus negócios no continente.

"Por meio do presidente Lula, o oceano atlântico se reduziu a um pequeno rio", disse o diplomata no evento, realizado pelo jornal "Valor Econômico".


Endereço da página: