Folha de S. Paulo


Oposição pede processo contra Maduro, que diz saber quem votou contra ele

O Copei (Partido Social Cristão) da Venezuela anunciou neste sábado (18) que requisitará ao Supremo Tribunal de Justiça do país que processe por "ato criminoso" o presidente Nicolás Maduro, depois que o líder assegurou conhecer a identidade de 900 mil pessoas que não votaram nele nas eleições de abril.

"É claramente um ato criminoso de Maduro contra todos os venezuelanos e a Constituição quando ele diz ter a lista dessas 900 mil pessoas", declarou em entrevista o vice-presidente do Copei, Enrique Naime.

Maduro diz saber quem votou contra ele nas eleições presidenciais

Maduro teria "violentado" o artigo 63 da Constituição, "que estabelece claramente que o sufrágio é um direito, livre, universal, direto e secreto", lembrou o opositor.

"De onde Maduro tirou essas listas? Quem as entregou? Foram os senhores reitores do Conselho Nacional Eleitoral?", questionou Naime.

Em um ato televisionado na quinta-feira, Maduro disse conhecer a identidade de 900 mil pessoas que, mesmo sendo governistas, votaram em abril no líder opositor, Henrique Capriles, o que atribuiu à "tristeza" que os abatia pela morte de Hugo Chávez.

Em 14 de abril, Maduro derrotou Capriles por uma margem de apenas 1,49%, o que representa cerca de 225 mil votos.

No entanto, o líder da oposição não reconheceu esses resultados, denunciou uma fraude, impugnou todo o processo eleitoral perante o Supremo e disse esperar que os venezuelanos sejam novamente convocados às urnas.

A afirmação do presidente venezuelano também foi rejeitada por Vicente Díaz, um dos cinco reitores principais do Conselho Nacional Eleitoral, que a rotulou de "coação pública".


Endereço da página:

Links no texto: