Folha de S. Paulo


França registra primeiro caso de novo vírus parecido com a Sars

O governo da França confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso da nova cepa do coronavírus, parecido ao que causa a síndrome respiratória aguda grave (Sars). O infectado era uma pessoa que voltou recentemente dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o Ministério da Saúde, o paciente contaminado foi encaminhado a um leito de CTI (Centro de Terapia Intensiva), em que está em isolamento. A pasta abriu uma investigação para analisar o caso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que foi informada do caso francês, mas não tem mais detalhes.

O Oriente Médio foi a primeira região em que foi detectado o novo vírus. Não há ainda evidências de disseminação sustentada de humano para humano, mas há preocupações com casos relatados pela OMS na Arábia Saudita, Jordânia e Reino Unido.

Em todo o mundo, houve 30 casos confirmados por laboratório do vírus, incluindo 18 mortes, desde que atraiu a atenção de especialistas em setembro, segundo dados da OMS.

O coronavírus é da mesma família do vírus da gripe comum e provocou o surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars, na sigla em inglês), que se disseminou pelo mundo a partir da Ásia no final de 2003, matando 775 pessoas.


Endereço da página: