Folha de S. Paulo


Avião-tanque militar dos EUA cai após decolar de base no Quirguistão

Um avião-tanque militar americano caiu nesta sexta-feira após decolar da base de Manas, no noroeste do Quirguistão, na Ásia Central. Segundo autoridades locais, a aeronave pegou fogo minutos após sair do aeroporto.

O porta-voz do Ministério de Emergências do país, Abdisharip Bekilov, disse que o avião desapareceu do radar próximo à vila de Chaldovar, a 90 km da base militar e próximo à fronteira com o Cazaquistão. Testemunhas na região do desaparecimento viram uma explosão no céu, indicando que o aparelho pegou fogo no ar.

De acordo com o ministério, os destroços da aeronave foram encontrados a 5 km da vila, em uma área de montanha. Com o impacto, a fuselagem do avião ficou destruída. Equipes de resgate buscam pelos três membros da tripulação e as caixas-pretas.

A base militar americana em Manas confirmou o acidente com o avião, do modelo Boeing KC-135, e abriu uma investigação sobre o acidente. Eles não deram informações sobre as causas da queda, nem confirmaram o número de membros da tripulação.

A instalação no Quirguistão foi inaugurada em dezembro de 2001, após acordo com a ex-república soviética para usar o espaço como ponto de apoio para as tropas na guerra no Afeganistão. O local é alugado pelos Estados Unidos por US$ 60 milhões anuais.

Este é o segundo acidente na semana com aviões militares americanos na região. Na terça (30), um Boeing 747 cargueiro caiu após a decolagem na base de Bagram, no Afeganistão.


Endereço da página: