Folha de S. Paulo


Rebelião em prisão no México deixa dez mortos e dezenas de feridos

Dez pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas em uma rebelião prisional no início deste sábado no estado central de San Luis Potosi, México, disseram autoridades locais.

A polícia estadual afirmou que restabeleceu o controle de um bloco de celas da prisão de La Pila, na capital de San Luis Potosi, depois que uma briga começou entre prisioneiros, de acordo com informação colocada na página oficial de mídia social do ministério da Segurança.

As autoridades estão investigando a causa da revolta e não estava claro se os prisioneiros pertencem a gangues rivais de tráfico de drogas, cujas batalhas têm disseminado a violência no México.

Rebeliões com mortes vêm repetidamente agitando as prisões superlotadas do país, que abriga presidiários de diferentes quadrilhas de tráfico de drogas que vêm disputando rotas de tráfico e territórios.

Os assassinatos ligados ao crime organizado caíram 14%, para 4.249 casos nos quatro primeiros meses da presidência de Enrique Peña Nieto, que assumiu o poder em dezembro e prometeu reduzir a violência que tem prejudicado a segunda maior economia da América Latina.

O ex-presidente Felipe Calderón enviou os militares para combaterem os cartéis de drogas durante seu mandato de 2006 a 2012, quando cerca de 70 mil pessoas morreram em batalhas e execuções, e mais 27 mil ficaram desaparecidas, de acordo com dados oficiais.


Endereço da página: