Folha de S. Paulo


Atentado durante comício político mata 11 no Paquistão

Onze pessoas morreram e 50 ficaram feridas em um atentado produzido pelos talibãs durante o comício de uma formação política na cidade de Karachi, no norte do Paquistão, informou neste sábado o jornal local "Dawn".

O ataque, o terceiro nos últimos quatro dias contra candidatos eleitorais, aconteceu nas primeiras horas da noite de ontem na área de Orangi, e teve como alvo o comício de Bashir Khan, um candidato do Partido Nacional Awami (ANP).

O movimento talibã local, Tehrik-e-Talibã Paquistão (TTP), assumiu a autoria do ataque contra o ANP, formação secular de origem pashtun, a mesma dos talibãs.

Asif Hassan/AFP
Paquistaneses observam carro destruído pela explosão de uma bomba na cidade de Karachi, no norte do Paquistão
Paquistaneses observam carro destruído pela explosão de uma bomba na cidade de Karachi, no norte do Paquistão

Após o atentado ocorrido na noite de quinta-feira em Karachi contra um candidato político do secular Muttahida Quami Movement (MQM), um porta-voz do TTP anunciou à imprensa que o ato era a continuação de sua "política" de atingir três partidos e que "os ataques vão prosseguir".

Os partidos mencionados pelo porta-voz do TTP - a duas semanas de eleições fundamentais para o futuro do Paquistão - são três formações integrantes da coalizão de governo durante a última legislatura: o Partido Popular (PPP), o MQM e, sobretudo, o ANP.

Nas últimas semanas, o líder do ANP, Asfandyar Wali Khan, pedira às autoridades e às forças de segurança que aumentassem a proteção dos membros do seu partido.

O Paquistão terá eleições gerais e locais no próximo dia 11.


Endereço da página: