Folha de S. Paulo


Bill Gates comete nova gafe ao cumprimentar presidente sul-coreana

O fundador da Microsoft, Bill Gates, cometeu nesta semana uma nova gafe ao cumprimentar a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, durante visita a Seul, na segunda (22).

Ao apertar a mão da mandatária, Gates estava com a mão no bolso, sinal de desrespeito para os coreanos. A imagem da visita foi publicada na primeira página na maioria dos jornais do país na terça-feira, criticando o fato.

Ahn Jung-won/Reuters
Bill Gates cumprimenta presidente sul-coreana Park Geun-hye com a mão no bolso; saudação causa polêmica no país asiático
Bill Gates cumprimenta presidente sul-coreana Park Geun-hye com a mão no bolso; saudação causa polêmica no país asiático

"Diferença cultural, ou um ato de desrespeito?", disse o "JoongAng Ilbo", em sua manchete. Na mesma linha, estava o "Dong-A Ilbo": "Aperto de mão desrespeitoso? Aperto de mão casual?".

A Presidência sul-coreana não comentou o fato, que teve grande repercussão entre usuários do microblog Twitter no país. Porém, não é a primeira vez que Gates é repreendido na internet por seu comportamento informal durante uma visita ao país.

Em 2008, ele fez o mesmo gesto com o então presidente Lee Myung-bak. Sete anos antes, porém, ele foi mais formal com Kim Dae-jung, que era chefe de Estado naquele momento, com um aperto de mãos com as duas mãos juntas.

Na reunião com Park Geun-hye, Gates buscou apoio da Coreia do Sul sua nova empresa, a TerraPower, que desenvolve um reator nuclear.


Endereço da página: