Folha de S. Paulo


FBI descreve provas contra suspeitos de ataque em Boston; leia documento

O agente especial Daniel R. Genck, da unidade de contra-terrorismo do escritório em Boston do FBI, a polícia federal norte-americana, descreveu à Justiça dos EUA que os suspeitos pelas explosões na maratona de Boston, que na semana passada matou três pessoas, construíram pelo menos sete artefatos explosivos.

Segundo os agentes, dois explodiram durante a competição esportiva, dois foram arremessados contra policiais que os perseguiam e outros três foram encontrados intactos.

As informações foram prestadas por Genck por meio de um "affidavit", uma espécie de depoimento juramentado anexado ao processo que tramita nos EUA contra Dzhokhar Tsarnaev, que se recupera de ferimentos em hospital de Boston.

O documento também descreve que Dzhokhar, preso na noite da última sexta-feira após uma longa perseguição, apresentava ferimentos na cabeça, no pescoço, nas pernas e em uma das mãos. Genck disse que seu depoimento foi baseado também em informações que recolheu de outros policiais que atuam na investigação.

A Folha disponibiliza a íntegra de dez páginas do depoimento do agente do FBI, tornado público pela Justiça dos EUA. Leia a íntegra (em inglês).

Ed. de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: