Folha de S. Paulo


Mãe de suspeitos por atentado diz que filho mais velho era vigiado pelo FBI

Zubeidat K. Tsarnaeva, 45, mãe dos suspeitos de executar as explosões durante a maratona de Boston, na segunda, afirmou a redes de TV acreditar que seus filhos são inocentes.

"Estou 100% certa de que isso é uma armação", ela afirmou, por telefone, ao canal de TV americano Russia Today. "Meus dois filhos são inocentes", disse.

Ela afirmou porém, que seu filho mais velho, Tamerlan, morto pela polícia após uma suposta troca de tiros, foi vigiado pelo FBI "por de três a cinco anos", por estar envolvido em "política religiosa". Tamerlan (lê-se "tamiêrlán"), 26, morreu após uma troca de tiros com a polícia. O filho mais novo, Dzhokhar (lê-se "djórrar") está foragido.

Reprodução
Zubeidat K. Tsarnaeva mãe de Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev presa em 2012 por furto
Zubeidat K. Tsarnaeva mãe de Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev presa em 2012 por furto

"Eles [agentes do FBI] vinham conversar comigo, diziam que ele [Tamerlan] era um líder perigoso, eles controlavam todos os seus passos, então como isso pôde acontecer?", declarou.

PRISÃO

Zubeidat foi presa em 2012, segundo o site "Buzzfeed", quando morava nos EUA. Ela foi acusada de roubar cerca de U$ 1.600 de uma loja de departamentos de Natick, Massachusetts, em junho de 2012, segundo o noticiário local.

O site foi o primeiro a relatar o caso e afirma que Zubeidat dividia o mesmo endereço que os dois irmãos tchetchenos apontados como responsáveis pelo atentado que deixou 176 feridos e três mortos, na segunda-feira (15), em Boston.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: