Folha de S. Paulo


Começa o cortejo fúnebre de Margaret Thatcher pelas ruas de Londres

O cortejo fúnebre da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher começou nesta quarta-feira o seu percurso pelas principais ruas do centro de Londres desde a avenida Strand rumo à Catedral de São Paulo, onde acontecerá o funeral.

Em um dia com céu pesado, os restos mortais da ex-premiê conservadora (1979-1990), que faleceu no último dia 8, são levados em uma carruagem que é movimentada por seis cavalos e escoltada por militares das Forças Armadas.

Algumas das principais artérias do centro da capital britânica foram fechadas ao trânsito, enquanto os curiosos se amontoam ao longo do percurso e aplaudem a passagem do caixão.

A multidão é vigiada por uma forte presença policial, cerca de 4 mil agentes, perante o risco de protestos.

O carro com o corpo da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher deixou na manhã desta quarta-feira o Parlamento britânico em direção à igreja de Saint Clement Danes, no centro de Londres, ponto de partida do cortejo rumo à Catedral de São Paulo.

O caixão de Thatcher, coberto com a bandeira britânica e um ramo de rosas brancas, permaneceu toda a noite em uma capela no Palácio de Westminster, sede do Parlamento, onde ontem à noite a família e os deputados puderam prestar-lhe tributo.

O funeral de Thatcher terá honras militares, em um evento visto pela última vez quando faleceu o ex-primeiro-ministro Winston Churchill, em 1965.


Endereço da página:

Links no texto: