Folha de S. Paulo


Funeral de Thatcher ocorre hoje com previsão de manifestações

Com missa assistida pela rainha, promessa de protestos e policiamento reforçado nas ruas, Londres se despede hoje de Margaret Thatcher, primeira mulher a governar o Reino Unido, de 1979 a 1990.

O cortejo fúnebre começa às 10h locais (6h de Brasília), quando o caixão deixará o Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico, rumo à catedral de São Paulo.

A cerimônia religiosa deve começar uma hora depois e seguirá roteiro traçado pela própria primeira-ministra. Estão previstas apenas duas leituras bíblicas. Uma será feita pela neta Amanda, de 19 anos, e outra pelo primeiro-ministro David Cameron.

Mais de 4.000 policiais foram escalados para a operação de segurança, incluindo um esquadrão antiterrorismo. A polícia promete não reprimir protestos pacíficos.

Manifestantes prometem virar as costas para o cortejo. Também é esperada a presença nas ruas de milhares de fãs da conservadora.

Parte do centro de Londres será fechada ao tráfego a partir do início da manhã. Os sinos do Big Ben ficarão sem tocar durante a cerimônia.

Ontem, cerca de cem pessoas, entre parentes e autoridades, participaram de uma missa em Westminster, onde o caixão passaria a noite.

Thatcher morreu no último dia 8, aos 87 anos.


Endereço da página:

Links no texto: