Folha de S. Paulo


Líderes da Síria e do Irã felicitam Maduro por eleição

O ditador da Síria, Bashar Assad disse, em mensagem enviada ao presidente eleito na Venezuela, Nicolás Maduro, que deseja que os laços com a Venezuela sigam sendo fortes, informou a agência de notícias oficial síria, Sana.

Assad mandou nesta terça-feira uma mensagem a Maduro, na qual manifestou sua confiança de que os laços continuem sendo fortes com o novo líder venezuelano, como foi durante o mandato de Hugo Chávez.

O ditador também desejou que o presidente tenha êxito em suas responsabilidades.

Já o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, confirmou que vai comparecer, na próxima sexta-feira (19), à cerimônia de posse de Maduro como presidente.

O informação foi confirmada pela agência oficial iraniana Fars.

Ahmadinejad cumprimentou Maduro na última segunda-feira (15) por sua vitória nas eleições do último domingo (14).

Em sua mensagem, Ahmadinejad destacou que a Venezuela, mais uma vez, reafirmou a importância de continuar com a Revolução Bolivariana e que sua vitória é uma demonstração da liderança de busca pela justiça, pela liberdade e independência dos líderes da América Latina, incluindo Hugo Chávez.

O presidente do Irã esteve no velório de Chávez no dia 8 de março e, na ocasião, disse que o líder era um irmão e um amigo. Chávez era o principal aliado latino-americano do Irã. Os dois países mantinham estreitos laços políticos, econômicos e culturais.

Na época da morte de Chávez, aliado do regime sírio, Assad também lamentou a morte do líder, dizendo que era "uma grande perda pessoal".


Endereço da página: