Folha de S. Paulo


FBI investiga explosões em Boston e ainda evita falar em terrorismo

O FBI (polícia federal americana) realizou uma busca em um imóvel da cidade de Revere, também no Estado de Massachusetts, nesta segunda-feira, como parte das investigações relacionadas às explosões próximas à linha de chegada da Maratona de Boston que deixaram três mortos e 176 feridos, conforme informações da mídia americana.

Objetos foram apreendidos, conforme informações da rede de TV CNN. Não há informações sobre prisões, e ninguém reivindicou a autoria do crime.

De acordo com o FBI, não há risco de novos ataques, muito embora a segurança na cidade esteja reforçada. Os quarteirões mais próximos do local das explosões permanecem interditados e deverão ser palco de testes periciais por mais alguns dias.

Diversas testemunhas estão sendo ouvidas, e a polícia pediu a elas que cedam todas as fotos que tiverem, de modo a melhorar a investigação.

Conforme a polícia, as duas explosões, coordenadas, ocorreram por volta das 14h50 (15h50 em Brasília) desta segunda-feira, na Boylston Street, ponto final do percurso da maratona, cerca de três horas depois da chegada dos vencedores --o local, porém, ainda estava cheio de participantes e torcedores.

Desde ontem, o governo americano evita falar em terrorismo. Segundo a polícia, porém, trata-se de uma "investigação criminal que é uma investigação terrorista em potencial".

De acordo com as autoridades locais, nesta terça-feira já foi esclarecido que os pacotes que foram detonados nas horas subsequentes às explosões não eram explosivos, ou seja, o ataque foi composto de duas bombas, detonadas de forma aparentemente coordenada.

Um dos mortos é um menino de oito anos.

Entre os feridos, 17 permanecem em estado grave. Dois deles são dois irmãos de 31 e 33 anos que assistiam à corrida e que sofreram amputações. Há também uma brasileira, que, de acordo com o chanceler Antonio Patriota, sofreu ferimentos leves.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: