Folha de S. Paulo


OEA acompanhará eleição paraguaia nos EUA e na Argentina

Uma missão de observadores da OEA (Organização dos Estados Americanos) vai acompanhar o voto dos paraguaios residentes na Argentina e nos Estados Unidos, dois dos três países onde haverá eleições no dia 21, pela primeira vez na história da nação sul-americana.

Assessor técnico do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral paraguaia e encarregado de organizar o pleito fora do país, Luis Alberto Mauro explicou que a OEA observará se as eleições irão se desenvolver com "garantias e transparência no exterior".

O censo eleitoral tem registrado 16.149 paraguaios aptos a votar na Argentina, 4.037 na Espanha e 1.795 nos Estados Unidos. Serão disponibilizados cinco locais de votação no vizinho sul-americano e no país da América do Norte.

Hoje, o Tribunal Eleitoral paraguaio informou também que completou o processo de auditoria em todo o material que será enviado para a votação no exterior. O procedimento, realizado em Assunção, também foi acompanhado por observador da organização.

O chefe da missão da OEA no país, que será composta por 55 pessoas, é Óscar Arias, ex-presidente de Costa Rica.

A UE (União Europeia) também enviou parte da equipe de observadores do bloco, assim como fará a Unasul (União de Nações Sul-Americanas).

As eleições de 21 de abril marcarão o fim do mandato de Federico Franco, que assumiu o poder em junho após o impeachment do então presidente Fernando Lugo.


Endereço da página: