Folha de S. Paulo


Maduro chama Chávez de "Cristo redentor" em discurso a comandantes militares

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que Hugo Chávez --morto em 5 de março por complicações decorrentes de um câncer na região pélvica-- era o "Cristo redentor dos pobres", em discurso para os comandantes das Forças Armadas da Venezuela, nesta sexta-feira.

Maduro, que também é candidato à Presidência nas eleições do próximo dia 14, se referiu a Chávez como "líder militar de toda a América, de todo um mundo que quer mudança".

Mais cedo, o presidente da Bolívia, Evo Morales, que era amigo de Chávez, disse que o venezuelano era um redentor de pobres. "Símon Bolívar é um libertador da pátria e Hugo Chávez é um redentor dos pobres. Disso nunca esqueceremos".

Ainda nesta sexta, Maduro autorizou a criação de um centro de pesquisas militares. Falando sobre Chávez, ele disse que o centro era "um sonho do nosso comandante supremo".

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Ciências e Artes Militares será subordinado ao Ministério da Defesa e desenvolverá armamentos e suprimentos militares. Sob aplausos, Maduro disse que a Venezuela precisa de uma indústria militar "no mais alto nível" e que a transferência de tecnologia será requisito de qualquer contrato com empresas e governos.

Como presidente interino, Maduro atua como comandante em chefe das Forças Armadas.

Grande parte de seu discurso foi dedicada a homenagear Chávez. "O comandante Chávez cumpriu sua missão na terra e seu corpo físico não lhe deu mais, sua alma muito grande já não cabia nesse corpo, nem nesta vida", disse.


Endereço da página: