Folha de S. Paulo


Milhares de peregrinos e fiéis celebram Sábado de Aleluia em Jerusalém

Milhares de cristãos peregrinos e locais celebram hoje em Jerusalém o Sábado de Aleluia ou de Glória, com cerimônias que têm seu epicentro litúrgico na basílica do Santo Sepulcro, na cidadela amuralhada.

Os atos começaram pela manhã, com uma vigília pascal no santuário, onde centenas de fiéis católicos rezaram para lembrar as horas posteriores à crucificação de Cristo e um dia antes de sua ressurreição.

À tarde, a celebração continuou com uma procissão solene pelas ruas de pedra da Cidade Antiga, e a entrada no Santo Sepulcro. Neste local, onde fica o sepulcro vazio de Cristo, é realizado um rito liderado pelo patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Fouad Twal, maior autoridade da Igreja Católica na Terra Santa.

Baz Ratner/Reuters
Memebros do clero de Jerusalém participam de procissão até a igreja do Santo Sepulcro
Memebros do clero de Jerusalém participam de procissão até a igreja do Santo Sepulcro

Também durante a tarde, os fiéis se congregaram perante o Edículo, onde meia hora antes da meia-noite vai acontecer uma celebração pontifical da Liturgia das Horas na igreja de Santa Madalena. Nesta ocasião, o ato é oficiado pelo custódio dos lugares cristãos na Terra Santa, o franciscano Pierbattista Pizzaballa.

A basílica da Anunciação de Nazaré, no norte de Israel, também abrigará hoje centenas de fiéis em uma vigília solene e uma posterior Missa da Ressurreição.

As celebrações pascais terminarão na próxima segunda-feira na aldeia palestina de Al Queiba, a 11 quilômetros de Jerusalém, onde os frades franciscanos, custódios dos Santos Lugares há 800 anos, lembrarão a aparição de Cristo a dois de seus discípulos.


Endereço da página: