Folha de S. Paulo


Magnata russo Berezovsky morreu enforcado, diz polícia

O magnata russo Boris Berezovsky, cujo corpo foi encontrado no banheiro trancado de sua casa de luxo perto de Londres no fim de semana, morreu por enforcamento, disse a polícia britânica nesta segunda-feira.

A polícia, que já havia removido o corpo da casa dele para realizar uma autópsia, disse que não havia sinais de briga violenta, acrescentando que mais testes serão realizados, incluindo exames de toxicologia e histologia.

Berezovsky ajudou Vladimir Putin a chegar ao poder antes de fugir em 2000 para a Inglaterra, onde se tornou um dos mais ferozes críticos do governo russo.

Ben Stansall/AFP
Policiais próximos à casa onde o magnata russo Boris Berezovsky foi encontrado morto
Policiais próximos à casa onde o magnata russo Boris Berezovsky foi encontrado morto

O corpo de Berezovsky, de 67 anos, foi encontrado em sua propriedade em Ascot, uma cidade próspera a poucos quilômetros do Castelo de Windsor, no sábado.

Alguns de seus sócios insinuaram anteriormente que Berezovsky poderia ter se matado porque estava profundamente deprimido depois de perder uma batalha judicial de US$ 6 bilhões no ano passado contra outro magnata russo, Roman Abramovich.

"Os resultados do exame post-mortem, realizado por um patologista do Ministério do Interior, determinaram que a causa da morte é consistente com enforcamento", disse a polícia em comunicado. "O patologista não encontrou nada que indicasse uma briga violenta."

Detetives chegaram a inspecionar a casa Berezovsky em busca de traços de radiação e produtos químicos, mas não encontraram nada e disseram que não havia nenhuma evidência do envolvimento de uma terceira pessoa em sua morte.


Endereço da página: