Folha de S. Paulo


Venezuela e Unasur firmam convênio para envio de missão às eleições

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) assinou nesta segunda-feira um acordo com a União de Nações Sul-Americanas (Unasur) para o envio de uma missão de observação às eleições presidenciais do país, marcadas para o próximo dia 14.

O presidente pro tempore do Conselho Eleitoral da Unasur, Francisco Távara, disse que a assinatura do acordo permite o envio de uma missão de acompanhamento internacional que, objetivamente, vai respaldar o desenvolvimento dos comícios para eleger o sucessor de Hugo Chávez -- morto no último dia 5, por complicações decorrentes de um câncer na região pélvica.

A Unasur também acompanhou as eleições venezuelanas em outubro passado, quando Chávez foi reeleito para mais uma mandato de seis anos.

Segundo Távara, a missão tem como objetivos "presenciar o processo dentro do marco do respeito à soberania, à solidariedade e à cooperação".

Os venezuelanos irão às urnas no próximo dia 14, em eleições convocadas depois da morte de Chávez. Sete candidatos, entre eles o presidente interino, Nicolás Maduro e o líder da oposição, Henrique Capriles, se enfrentam na disputa que elege o governante responsável por concluir a atual gestão.


Endereço da página: