Folha de S. Paulo


Governo venezuelano condecora médicos cubanos que atenderam Hugo Chávez

O Governo da Venezuela condecorou o grupo de médicos cubanos que atendeu o presidente Hugo Chávez durante seu tratamento contra o câncer, diagnosticado em meados de 2011 e causa da morte do líder, no último dia 5.

Em um decreto publicado na Gazeta Oficial e assinado pelo presidente interino, Nicolás Maduro, se confere a Ordem Libertadores e Libertadoras da Venezuela aos sete médicos encarregados de atender Chávez.

O decreto número 9.420, de 18 de março e divulgado nesta terça-feira, concede a máxima condecoração do país a Roberto Castellano García, Jorge González Pérez, Ibrahim Fernández Rodríguez, José I. Fernández Cuesta, Midiala Rodríguez Calvo, Laura Hernández Vidal e Pedro Águila Griñán.

"Os profissionais assumiram fielmente o compromisso do cuidado de nosso comandante supremo da revolução bolivariana Hugo Chávez Frias", exalta o documento.

"São exemplo a seguir, em virtude do louvável trabalho, destacado compromisso, preparação, perseverança e integridade demonstrada no cabal cumprimento de seu desempenho e dedicação nas missões encomendadas", acrescenta.

Chávez morreu aos 58 anos e seu tratamento foi feito principalmente em Cuba, onde ele se submeteu a quatro cirurgias e a maioria das sessões previstas em seus tratamentos de quimioterapia e radioterapia.


Endereço da página: