Folha de S. Paulo


Candidato à Presidência, Capriles diz ser a solução para a Venezuela

O candidato de oposição à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, assegurou hoje que não é oposição, mas uma alternativa de solução para o país e insistiu em debater com seu rival, o presidente interino Nicolás Maduro.

"Temos que convencer a todos que nós não somos a oposição, mas somos a solução", afirmou capriles em um discurso para seguidores no Estado de Bolívar.

Capriles, que no último final de semana saiu em viagem pelo país, indicou que vai confrontar "os mentirosos" e que sua luta "é contra os mentirosos e os corruptos".

Ele advertiu que os ministros aos quais o governo responsabiliza pelos problemas do país, são os que agora querem governar.

Heyder García/Efe
O candidato de oposição à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, em campanha no Estado de Bolívar
O candidato de oposição à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, em campanha no Estado de Bolívar

"Esses são os que mentiram ao povo todos estes meses, esses são os que seguem mentindo, esses são os que dizem que não impuseram um pacote aos venezuelanos, e nos impuseram um pacote", disse, em alusão a medidas econômicas como a recente desvalorização do bolívar frente ao dólar.

Ele reiterou sua exigência de ter um debate com Maduro, mas apontou que seus adversários "não querem debater, porque a verdade os faria em pedaços".

Capriles, de 40 anos, fala há vários dias sobre sua intenção de debater com Maduro, que condicionou o encontro a um pedido de desculpas do opositor ao país e à família do presidente Hugo Chávez, morto no último dia 5 em decorrência de um câncer na região pélvica, por ter colocado em dúvida a data de sua morte.

Capriles pediu desculpas, mas Maduro ainda não respondeu ao pedido por um debate.

Pesquisas apontam uma vantagem de Maduro nas intenções de voto que vão de 15 a 18 pontos percentuais ante Capriles, que no último pleito foi derrotado por Chávez.


Endereço da página: