Folha de S. Paulo


Papa Francisco faz telefonema surpresa para fiéis na Argentina

O papa Francisco surpreendeu uma multidão de fiéis católicos argentinos que esperaram durante toda madrugada por sua missa inaugural, nesta terça-feira, ao realizar um telefonema do Vaticano para a catedral de Buenos Aires, cidade onde ele era arcebispo.

Papa Francisco pede ao mundo que evite a destruição e a morte
Dilma se reunirá com papa Francisco nesta quarta-feira

A ligação foi feita horas antes da missa que inaugurou seu pontificado. A cerimônia juntou cerca de 200 mil pessoas na praça de São Pedro, em Roma, além de delegações de mais de 150 países. Em seu discurso, ele pediu a defesa dos mais fracos da sociedade e do meio ambiente.

Daniel Garcia/AFP
Fiéis se reúnem durante a madrugada na Praça de Maio, em Buenos Aires, em vigília para missa do papa Francisco
Fiéis se reúnem durante a madrugada na Praça de Maio, em Buenos Aires, em vigília para missa do papa Francisco

O pontífice telefonou para Buenos Aires por volta das 3h30 e agradeceu à multidão reunida em torno de telões instalados na Praça de Maio por suas orações.

"Eu quero pedir-lhes um favor, para que caminhemos juntos, para que cuidemos uns dos outros... cuidar da vida, cuidar da família, da natureza. Não se esqueçam deste bispo, que apesar de longe, ama muito vocês."

O ex-cardeal argentino Jorge Bergoglio escolheu o nome Francisco para seu pontificado em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo da pobreza, caridade e amor pela natureza.

Conhecido por viajar de ônibus e rejeitar os luxos do alto cargo da Igreja, Bergoglio vivia em um apartamento de um quarto ao lado da catedral e cresceu em uma família de classe média em Buenos Aires.


Endereço da página:

Links no texto: