Folha de S. Paulo


Papa deve servir de forma humilde e concreta, diz Francisco

Na missa inaugural de seu pontificado, o papa Francisco disse nesta terça-feira (19) que deverá exercer seu poder para servir à Igreja Católica de forma "humilde e concreta".

Ele pediu que autoridades políticas, econômicas e sociais sigam os preceitos bíblicos e lembrem que suas função é ajudar os outros. "O verdadeiro poder é o serviço", disse.

Francisco afirmou que o papa deve "abrir os braços para acolher toda a humanidade, especialmente os mais pobres, os mais debilitados e os menores".

Ele receitou cuidado com o próximo e com o ambiente e condenou os sentimentos de ódio, inveja e soberba. "Não deixemos que o signo da destruição e da morte acompanhe o nosso caminho", disse.

"Queria pedir, por favor, àqueles que ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos guardiões da criação, do desígnio de Deus escrito na natureza. Guardiões do próximo, do ambiente. Não deixemos que o signo da destruição e da morte nos acompanhe nosso caminho neste mundo."

O papa recebeu às 9h46 locais (5h46 de Brasília) o anel de pescador de São Pedro. A entrega da joia, feita pelo cardeal decano Angelo Sodano, marca o inicio do 266º pontificado da Igreja Católica.

Eleito na última quarta-feira, o argentino Jorge Mario Bergoglio será o primeiro latino-americano à frente da Santa Sé.

Antes da cerimônia, Francisco desfilou num papamóvel aberto, abandonando a blindagem à prova de balas usada com frequência por Bento 16. Muito aplaudido, ele beijou crianças e chegou a descer do veiculo para cumprimentar um deficiente.

ANEL

O papa escolheu seu anel de pescador --alusão à ocupação de são Pedro, o primeiro papa-- em prata folhado de dourado. O anel de Bento 16 e de vários outros pontífices eram fabricados principalmente em ouro.

Desde que foi escolhido, Francisco tem dado vários gestos de que fará uma papado com menos pompa e protocolo em relação a Bento 16. No dia em que foi escolhido, por exemplo, recusou a limusine para ir de ônibus da basílica aos seus aposentos, juntos com os cardeais.

DIFERENTES ESTILOS

A escolha de um anel de prata não é a única diferença de estilo entre o papa Francisco e o papa emérito Bento 16. Desde a primeira aparição pública, quando surgiu no balcão da praça de São Pedro, o novo papa exibiu um estilo mais sóbrio, com a batina, a capa e o solidéu predominantemente brancos.

A vestimenta destoa do vermelho vibrante e dourado usados por Bento 16 quando saiu para saudar pela primeira vez os fiéis, seguindo a tradição de muitos papas antes dele.

Outro detalhe que chamou a atenção na indumentária do novo pontífice foi sua cruz de ferro.

É a mesma que ele carrega desde que foi proclamado bispo de Buenos Aires. Segundo seus colaboradores, ele não a trocou quando passou a ser arcebispo e é possível que ele a mantenha durante seu pontificado.

Bento 16, ao contrário, seguiu a tradição e desde o dia em que assumiu o posto usou apenas cruzes de ouro, algumas delas muito ricamente adornadas.

Finalmente, outra diferença foi que os sapatos vermelhos utilizados por Bento 16 deixaram de ser usados pelo novo papa. A cor vermelha foi uma antiga tradição do papado abandonada por João Paulo 2º e recuperada pelo papa emérito. O vermelho simboliza os mártires da igreja e o sangue de Jesus Cristo, e diziam que os de Bento 16 eram de uma marca de luxo.

O papa Francisco, nas aparições públicas que fez até agora, usou sapatos pretos, como João Paulo 2º.


Endereço da página:

Links no texto: