Folha de S. Paulo


Papa decide manter por enquanto a mesma cúpula da Cúria

O papa Francisco confirmou que os donos de altos cargos da Cúria vaticana, colocados em aberto automaticamente com a renúncia de Bento 16, como estabelece a legislação da Santa Sé, serão mantidos provisoriamente, informou o Vaticano neste sábado.

"O santo papa Francisco expressou sua vontade que os chefes e os integrantes dos dicastérios da cúria romana, assim como os secretários e também o presidente da Comissão Pontifícia do Estado da Cidade do Vaticano, prossigam provisoriamente em seus respectivos cargos 'donec aliter provideatur' [até que se defina o contrário]", informou o Vaticano em uma nota.

"Francisco deseja se reservar um certo tempo para a reflexão, a prece e o diálogo antes de qualquer nomeação ou confirmação definitiva", afirma o comunicado.

A tradição vaticana prevê que o novo papa confirme em seus cargos todos os responsáveis dos dicastérios, começando pelo secretário de Estado, e os mantenha durante um tempo. O período serve ao pontífice para preparar a equipe com tranquilidade e profundidade.


Endereço da página: