Folha de S. Paulo


Inflação na zona do euro alcança 1,8% em fevereiro

A taxa de inflação na zona do euro ficou em fevereiro em 1,8%, abaixo da meta de 2% do BCE (Banco Central Europeu), segundo dados do Escritório Europeu de Estatísticas (Eurostat) divulgados nesta sexta-feira. O índice pode incentivar a redução os juros.

A taxa básica dentro dos 17 países da moeda única se mantém em 0,75% desde meados de 2010, em seu mínimo histórico. No entanto, a instituição pode optar por diminuir o índice para incentivar o crescimento econômico na região, afetada pela crise da dívida pública.

O número confirma a primeira estimativa, entregue no dia 1º, e é o número mais baixo desde agosto de 2010, quando a inflação ficou em 1,6%. O principal motivo foi o menor aumento dos alimentos, das bebidas alcoólicas e do tabaco, além da pressão menor do setor de serviço.

Nesta segunda, a Eurostat também divulgou os números do custo de trabalho por hora, que cresceram 1,3% no trimestre final de 2012, comparado ao mesmo período de 2011. Os salários por hora subiram 1,4%. Esses aumentos foram menos da metade do nível visto no início de 2009.

Junto com o baixo crescimento salarial no quarto trimestre de 2012, os dados da inflação podem influenciar um corte da taxa de juros pelo BCE nos próximos meses, após a instituição os ter mantido no dia 7. Na ocasião, o presidente Mario Draghi disse que os analistas chegaram a cogitar a redução.


Endereço da página: