Folha de S. Paulo


Maduro diz que pedirá emenda para enterrar Chávez ao lado de Bolívar

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na noite de domingo (10) que pedirá ao Congresso uma emenda para poder enterrar o corpo de Hugo Chávez no panteão de Simón Bolívar, líder responsável pela independência do país.

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, Maduro disse que pedirá mudança na Constituição para garantir o enterro, que era cogitado pelos chavistas e pedido pelos aliados do presidente. A mudança deverá ser votada pela Assembleia Nacional na terça (12).

Com maioria no Legislativo, Maduro se mostrou confiante com a aprovação. "A medida será aprovada pelas forças progressistas e, de acordo com a Constituição, será convocada em 30 dias a emenda constitucional para levar o comandante ao Panteão Nacional".

"Se alguém que, nesses 200 anos, tem o direito de ir ao Panteão Nacional, este é o comandante Hugo Chávez", disse.

O Panteão Nacional venezuelano é onde Bolívar e outros heróis nacionais estão sepultados e foi criado no início do século 20. A edificação passou por uma reforma que terminou em 2010 e incluiu um espaço chamado Mausoléu a Bolívar.

Segundo a Constituição da Venezuela, podem ser enterrados no local "venezuelanos e venezuelanas ilustres que tenham prestado serviços eminentes à República, depois de 25 anos de sua morte". Para que o corpo de Chávez vá ao local, é necessária mudança na Constituição.

O enterro de Chávez no Panteão Nacional era uma ideia dos integrantes do governo e foi defendida por seus aliados que, em meio ao velório e ao cortejo fúnebre, pediam o enterro do presidente no mausoléu. No sábado (9), as Forças Armadas fizeram um pedido ao Legislativo para aprovar a medida.

O presidente será velado na Academia Militar de Caracas até sexta (15), quando ele será transferido ao novo museu da Revolução, instalado no antigo Quartel da Montanha, na capital venezuelana. Foi no local em que se organizou o golpe de 1992, em que Chávez tentou derrubar o então presidente Carlos Andrés Pérez.

Nesse lugar do bairro 23 de Janeiro, próximo ao palácio presidencial de Miraflores, se resguardará inicialmente o corpo embalsamado do presidente da Venezuela.


Endereço da página: