Folha de S. Paulo


Em vídeo de 2004, Chávez prometeu deixar o poder em 10 de janeiro

Críticos do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, circularam em janeiro pelas redes sociais um vídeo de 2004 em que o mandatário prometeu deixar o poder em 10 de janeiro de 2013, data em que deveria tomar posse para seu quarto mandato.

China diz ter perdido "um grande amigo" com a morte de Chávez
Chávez deixará vazio na América Latina, diz Dilma
Análise: Chávez se via como figura de transição na história do país
Análise: Foi com FHC que o Brasil começou a se aproximar da Venezuela
Análise: Vendida como o martírio do líder, agonia final dará força a Maduro

Chávez não chegou a tomar posse e morreu na tarde de terça (5), após um ano e oito meses de combate a um câncer na região pélvica. Ele se submeteu em dezembro à quarta cirurgia para retirar o tumor, mas teve complicações e não resistiu depois de três meses de internação.

Veja vídeo

"Se vocês me permitem, eu serei candidato a presidente da República para um novo período de seis anos. Até 10 de janeiro de 2013 e pronto. Além disso? Não. Não, não, não, não", dizia no vídeo, repetido depois pela TV opositora Globovisión.

As imagens de 2004 são acompanhadas de comentários sobre a espécie de suposta "maldição" da falsa promessa de Chávez. Naquele ano, o presidente enfrentaria nas urnas um referendo revogatório de seu mandato proposto pela oposição. Prometia, então, que não tentaria permanecer no poder.

Cinco anos depois, em 2009, o presidente aprovaria em referendo popular emenda constitucional que institui a reeleição indefinida na Venezuela. Em outubro passado a nova regra seria aplicada pela primeira vez, quando Chávez, que se dizia curado de um câncer, foi eleito para o quarto mandato _para governar até 2019.


Endereço da página:

Links no texto: