Folha de S. Paulo


Ataque mata soldados sírios no Iraque

Ao menos 25 soldados sírios morreram hoje em um ataque realizado por homens armados enquanto viajavam na Província de Al Anbar, no oeste do Iraque, de acordo com fontes ligadas à polícia iraquiana.

Os militares, que entraram no Iraque recentemente após os rebeldes sírios tomarem um posto de controle fronteiriço, eram transportados pelo exército iraquiano rumo à Síria quando ocorreu o atentado.

Entre os feridos estão soldados sírios e pelo menos dez iraquianos, segundo a fonte policial de Ramadi, capital de Al Anbar, que não descartou um aumento no número de vítimas.

O ataque do grupo armado, perpetrado na zona de Al Ratba, incendiou um ônibus e dois veículos do exército iraquiano.

As forças de segurança iraquianas cercaram a zona e lançaram um operação para perseguir os atacantes, que fugiram para um local desconhecido após o ataque.

Há dois dias, as autoridades iraquianas informaram que os rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) tinham tomado o controle da passagem fronteiriça de Al Yarbia, na fronteira com a província iraquiana de Ninawa, após duros combates com os soldados do regime.

Al Yarbia, que do lado iraquiano recebe o nome de Níneve, foi fechada pelas Forças de Segurança iraquianas, que impuseram toque de recolher na zona perante o temor de que pessoas se infiltrem e que a violência se estenda ao Iraque.

O ELS tomou em julho a cidade de Al Yarbia, o único cruzamento que existe entre a Síria e a província de Ninawa, mas uma semana depois as forças do regime sírio recuperaram seu controle


Endereço da página: