Folha de S. Paulo


Vaticano marca para segunda primeira reunião para preparar conclave

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira que a primeira reunião de cardeais para preparar o conclave será na próxima segunda (4). O encontro será o início do processo para escolher o sucessor de Bento 16, que renunciou na quinta (28).

Cardeais brasileiros cobram acesso a dossiê
Família de alfaiates de Roma faz as roupas do papa há seis gerações
Despedida conta com 26 câmeras no Vaticano
'Peregrino', Bento 16 se recolhe em cidadezinha
Casas de apostas dão favoritismo a cardeais da Itália e de Gana

Segundo a Santa Sé, a reunião começará às 9h30 locais (5h30 em Brasília), na Sala Nova do Sínodo, na Sala Paulo 6º, que é o local das audiências públicas do papa durante o inverno e nos dias de chuva.

O evento deverá definir os últimos detalhes para a escolha do novo pontífice, incluindo a data de início do conclave. As primeiras reuniões são chamadas de congregações gerais e nelas se discutirão os problemas da Igreja Católica e que servirão para definir o perfil do papa que substituirá Bento 16.

Dentre os temas que serão abordados, deverão estar a reforma na instituição e a investigação interna do vazamento de documentos do agora papa emérito, conhecido como Vatileaks. Também devem ser abordadas as denúncias de pedofilia, a corrupção, a influência de outras religiões e questões relativas à família.

O anúncio foi feito após o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, ter enviado cartas aos cardeais da Igreja Católica, e deverá contar com a participação de todos. Nesta lista, estão incluídos também os cardeais que passaram dos 80 anos e não têm poder de voto no conclave.

RENÚNCIA

A reunião foi convocada um dia após a renúncia oficial de Bento 16, que havia anunciado em 11 de fevereiro que deixaria o comando da Igreja Católica. Em sua última aparição pública como pontífice, ele disse que se prepara para entrar na última fase de sua vida.

"Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos outros. Eu serei o supremo pontífice da Igreja Católica até as 20h [16h de Brasília]", disse. "Depois disso, serei apenas um peregrino que está começando a última fase de sua peregrinação nesta Terra."

O último pronunciamento do agora papa emérito foi feito na sacada da residência de verão papal, em Castel Gandolfo, a 30 km de Roma. O último pronunciamento do papa foi feito diante de centenas de fiéis emocionados, que aguardavam desde a manhã pela chance de vê-lo.

Na terça (26), Bento 16 emitiu um decreto que permite a antecipação do conclave, sem a necessidade de esperar os 15 dias determinados pelo seu antecessor, João Paulo 2º. Desse modo, a expectativa é que a reunião comece no dia 11.

O Vaticano espera que o novo pontífice seja escolhido antes do Domingo de Ramos, neste ano em 24 de março, para que este conduza as celebrações da Semana Santa e da Páscoa, feriado mais importante do catolicismo.


Endereço da página:

Links no texto: