Folha de S. Paulo


Candidatura pronta a papa é "fantasia", diz arcebispo de São Paulo

Constantemente lembrado entre os prováveis substitutos de Bento 16, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, 63, disse nesta quinta-feira (28) que é "fantasia" a existência de candidatos a papa neste momento. Segundo ele, as definições só começam a partir das primeiras reuniões entre os cardeais, na semana que vem.

Cardeais brasileiros cobram acesso a dossiê
Família de alfaiates de Roma faz as roupas do papa há seis gerações
Despedida conta com 26 câmeras no Vaticano
'Peregrino', Bento 16 se recolhe em cidadezinha
Casas de apostas dão favoritismo a cardeais da Itália e de Gana

"Dizer que, antes do conclave, já tem os candidatos prontinhos, faz parte da fantasia, que a gente compreende muito bem, mas não é a realidade do que significa, daqui pra frente, o trabalho do colégio cardinalício", disse dom Odilo ao programa brasileiro da Rádio Vaticano, logo após se despedir pessoalmente de Bento 16, que o ordenou cardeal.

"Daqui a uns dias, os cardeais começarão a ser reunir e aí poderão participar todos os cardeais (...) para uma grande tomada de consciência da situação da igreja", disse o cardeal de origem gaúcha. "Naturalmente, no meio de todas essas considerações, vai se esculpindo também o perfil daquele que deve assumir o papel de sucessor de Pedro."

Sobre a sua despedida de Bento 16 minutos antes da entrevista, dom Odilo disse que, "ao chegar perto dele, o papa foi dizendo: 'São Paulo, São Paulo'".

"Como sempre nos encontros com ele, ele recorda a visita que fez a São Paulo. Ele foi muito marcado por aquela visita que fez em 2007. E depois, é claro, eu agradeci ao papa, pelo ministério dele, pelo seu testemunho de fé, pelo seu serviço à igreja, pedi que Deus recompensasse e também pedi a benção para a arquidiocese de São Paulo e agradeci pela visita que o papa fez a São Paulo."

Sobre o processo de renúncia, dom Odilo disse que o gesto ajuda a "compreender a igreja":

"Muitas pessoas conhecem a igreja apenas por meio de romances ou de filmes, que naturalmente são fantasia, mesmo que possam ter um fundo de história. () Outros conhecem vagamente alguma coisa sobre a igreja a partir do que ouve nas aulas da história, e aí, lamentavelmente, só se fala de lados obscuros da igreja ao longo da história, de momentos menos bonitos."

"Por isso, quando, nestes dias, o papa se expõe com toda a transparência, isso ajudará a desmistificar muita fantasia em torno da igreja, sobre a igreja, mesmo que permanece ainda na cabeça de muitas pessoas a vontade de fantasiar sobre a igreja, mais do que querer ver a verdade sobre a igreja."

Dom Odilo é um dos cinco brasileiros entre os 115 cardeais que devem participar do conclave, ainda sem data para começar.


Endereço da página:

Links no texto: