Folha de S. Paulo


Cardeal brasileiro diz que eleição para papa está nivelada

O arcebispo emérito de Salvador, cardeal dom Geraldo Majella, disse nesta quinta-feira que não há um candidato natural a suceder o papa Bento 16, que renunciou hoje. Ele é um dos cinco brasileiros que participarão do conclave.

Entenda como funciona a transição no comando da Igreja Católica
Confira a programação das últimas horas do papado de Bento 16
Bento 16 agradece cardeais por apoio e promete obedecer sucessor
Dilma divulga mensagem de despedida ao papa
Religiosos brasileiros fazem críticas ao papa
Casos de pedofilia continuam entre prioridades da Igreja Católica
Fiéis elogiam pontífice, mas sem emoção

Para ele, a escolha deve começar sem favoritos e que os candidatos mais citados estão nivelados. O cardeal diz que, em 2005, a escolha foi facilitada porque o cardeal alemão Joseph Ratzinger, atual papa Bento 16, já se sobressaía durante o pontificado de João Paulo 2º.

"Agora nós não temos ninguém que se sobressaia. Estão todos mais ou menos nivelados", disse.

Majella descartou que os brasileiros não votarão em bloco em um mesmo candidato a papa e afirmou que o país não será o principal critério a ser considerado durante o conclave.

Ele afirmou já ter alguns potenciais candidatos em mente, mas fez mistério sobre o perfil que idealiza. "Já tenho mais ou menos umas cinco pessoas que eu estou na marcação", disse.

D. Geraldo disse ter mantido uma breve conversa amistosa com Bento 16 no momento em que o papa se despediu da cúpula da Igreja. Ele afirmou que o papa lembrou o período em que os dois foram vizinhos em uma residência episcopal no Vaticano.

PRÓXIMOS PASSOS

O cardeal brasileiro será um dos 115 sacerdotes que participarão do conclave. Na sexta, seão realizadas reuniões preparatórias para decidir quando começarão um conclave para eleger o novo papa.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse nesta quinta-feira que a congregação de cardeais deve se reunir a partir da próxima segunda-feira (4). Segundo Lombardi, o cardeal decano Angelo Sodano deve confirmar a data do início da reunião em carta que será enviada ao Colégio Cardinalício nesta sexta-feira.

Uma vez reunidos, os cardeais decidirão a data para o início do conclave, o processo pelo qual será escolhido o novo papa.

Na última segunda-feira, Bento 16 publicou um decreto que muda a lei do Vaticano e abre caminho para antecipar o conclave que elegerá seu sucessor. A mudança significa que não será necessário esperar 15 dias para que seja escolhido o novo pontífice.


Endereço da página:

Links no texto: