Folha de S. Paulo


Depois de passar pela Bahia, blogueira cubana vai a Brasília

Após dois dias na Bahia, a blogueira cubana Yoani Sánchez embarcou no Aeroporto Internacional de Salvador rumo a Brasília onde participará nesta quarta-feira, a convite de deputados, de sessão da Comissão de Relações Exteriores.

Planalto afirma que dossiê contra cubana foi destruído
Dissidente cubana faz debate acalorado na Bahia, mas sem tumultos
PP propõe que Câmara convide a blogueira Yoani Sánchez para visita

Na capital nacional, ela participará, por volta do meio-dia, de um evento na Câmara dos Deputados, a convite do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) e do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Inicialmente, ela deveria ir a São Paulo.

Por temor protestos contra ela, como ocorreu na sua chegada, na segunda, e em sua passagem por Feira de Santana, a van que transportava a dissidente, apoiadores e jornalistas chegou a dar quatro voltas no estacionamento do aeroporto. Não havia, no entanto, manifestantes.

"Minha recepção na Bahia foi estupenda. Não é adeus, é até logo", disse a TVs e rádios. A ativista voltou a dizer que os protestos pró-governo de Cuba que a acusaram de ser "mercenária" e "agente da CIA" eram "interessantes" e sinal da existência de "liberdade de expressão e democracia".

A visita de Sanchéz ao país é a primeira de uma série viagens que começa pelo Brasil e a levará também a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Peru entre outros. Nos últimos cinco anos, Yoani havia recebido mais de 20 recusas para poder viajar ao exterior.

Devido a protestos ocorridos desde que chegou ao Brasil, culminando com o cancelamento do documentário "Conexão Cuba>Honduras" que seria exibido na noite da última segunda-feira (18), a Sánchez teve a sua segurança reforçada em Feira de Santana (BA).

A blogueira agradeceu o reforço da segurança e "lamentou" o evento da segunda-feira tenha se transformado em "uma situação de risco físico".


Endereço da página:

Links no texto: