Folha de S. Paulo


BC alemão diz que economia do país deve crescer no 1º trimestre

O banco central da Alemanha (Bundesbank, em alemão) declarou nesta segunda-feira que a economia do país deverá crescer no primeiro trimestre deste ano, após um recuo de 0,6% registrado no quarto trimestre de 2012.

O resultado ruim do período entre outubro e dezembro foi inesperado pelo país e foi uma das principais causas para a queda mais acentuada do PIB da zona do euro, que também recuou 0,6%. A Alemanha é a maior economia entre os 17 países da moeda única.

No relatório de fevereiro, a instituição afirmou ter sinais de que a atividade econômica se recuperará ao longo do ano, embora não haja evidências de que o cenário externo contribuirá com o aumento da demanda por produtos e serviços alemães.

Sobre a política monetária, o Bundesbank disse que o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) "continua acreditando que a inflação cairá para abaixo de 2% nos próximos meses que ficará num nível compatível com a estabilidade de preços no horizonte relevante às políticas."

Em relação ao câmbio, houve preocupação com a apreciação do euro em relação às principais moedas mundiais, em especial em relação ao iene. A moeda japonesa desvalorizou nos últimos meses devido a políticas mais arrojadas defendidas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.

A desvalorização do dólar e do iene foram um dos principais temas da reunião do G20, que terminou no último sábado em Moscou. O grupo das 20 principais economias do mundo declarou no sábado que não haverá guerra cambial.


Endereço da página: