Folha de S. Paulo


Insegurança faz russos abusarem do uso de câmeras de para-brisa

As diversas imagens que flagraram a queda de um meteorito da Rússia fizeram o mundo se perguntar por que tantos automóveis russos têm câmeras acopladas ao para-brisa. Os motoristas optam pelo uso do aparelho por receio da corrupção, para documentar a direção perigosa de outro motorista em um acidente ou até para se livrar de golpes de fraudes em seguros --que fazem com que pessoas se atirem na frente de carros em movimento.

Asteroide passa "raspando", mas sem transtorno
Explosão de meteoro liberou energia de bomba
Meteorito na Rússia já deixa mais de mil feridos

"É algo que pode provar a verdade. Há muitas brigas nas estradas, e frequentemente ela [a câmera] pode provar a sua versão [da ocorrência] para a polícia", disse Dmitri Isayev, um motorista de Moscou, à agência de notícias Reuters.

"Psicopatas são abundantes nas ruas da Rússia. Você pode mostrar um nariz quebrado ou suas janelas quebradas [para o juiz, em caso de acidente ou briga de trânsito], as cortes não gostam de acusações verbais. Mas eles mandam pessoas para a cadeia por agressão ou dano à propriedade, quando há uma prova em vídeo definitiva", diz Marina Galperina, citada pelo jornal britânico "Guardian".

Em um vídeo postado no YouTube que se tornou popular em 2012, há uma série de flagrantes de indivíduos se atirando de propósito contra veículos em supostas tentativas de obter compensação financeira de seguros.

As estradas da Rússia têm uma reputação ruim. Segundo a organização britânica Trafficsafe, 28 mil pessoas morreram em vias públicas na Rússia em 2012. Destas, 13 mil mortes estariam relacionadas a motoristas alcoolizados.

A popularidade das câmeras nos para-brisas também estão relacionadas à fama de corrupta das polícias rodoviária e de trânsito do país --a Rússia foi classificada em 133º no ranking por países de maior percepção de corrupção pela ONG Transparência Internacional no ano passado, juntamente com Honduras e Guiana. O Brasil ocupa a 69ª posição no mesmo ranking.


Endereço da página:

Links no texto: