Folha de S. Paulo


Confrontos violentos entre regime e oposição da Síria atingem Damasco

Tropas do regime sírio e da oposição se enfrentam nesta quinta-feira no segundo dia de uma ofensiva organizada pelos rebeldes para tentar controlar territórios na capital Damasco. A cidade possui maior domínio do regime, mas os insurgentes controlam as regiões da periferia.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, os bairros mais atingidos são Qaboun, Jobar e Zamalka, além do campo de refugiados palestinos de Yarmouk, que também se dividiu entre opositores e aliados ao regime de Bashar Assad.

Moradores de Damasco ouvidos pela agência de notícias Associated Press disseram que a situação na cidade era mais calma que na quarta (6), quando começou a ofensiva. Também foram registrados confrontos em Aleppo, Deir el Zour e Deraa, cidades das mais afetadas pelos confrontos no país.

Nesta quinta, a agência de notícias Efe afirmou que o regime sírio matou 268 rebeldes durante operações em três localidades ao sul de Damasco. Segundo funcionários do governo de Assad, outros 200 insurgentes teriam morrido em Daraya.

Os dois incidentes não foram reconhecidos oficialmente pelo regime sírio, nem informados por grupos de oposição. As informações não podem ser confirmadas de forma independente devido às restrições do regime sírio à entrada de jornalistas e organizações internacionais.

Desde o início dos confrontos, há 22 meses, mais de 60 mil pessoas morreram no país, segundo a ONU. A organização internacional ainda informa que 5 milhões de pessoas estão em campos de refugiados dentro e fora do país, sendo 700 mil no exterior.


Endereço da página: