Folha de S. Paulo


Barack Obama nomeará executiva como secretária do Interior

O presidente Barack Obama nomeará nesta quarta-feira a primeira mulher de seu gabinete de segundo mandato, a executiva Sally Jewell, como secretária do Interior, segundo um funcionário da Casa Branca. Obama deve anunciar a indicação ainda nesta quarta-feira.

Obama tem sido criticado por preencher todos os altos cargos de sua equipe de governo apenas com homens brancos e de meia idade, por isso, tem tentado promover a diversidade nos demais cargos, nomeando várias mulheres proeminentes.

Entusiasta da natureza e presidente-executiva da varejista REI, Jewell irá substituir a Ken Salazar, que disse que não queria ficar no cargo. Entre outras coisas, a próxima secretária do Interior liderará a implementação de regras polêmicas a respeito do fraturamento hidráulico em terras públicas, supervisionar a pressão por perfuração no Ártico e guiar políticas que governam as licenças de energia renovável em terras federais.

Jewell, uma ex-executiva de banco, entrou para a Recreational Equipment Inc. (REI) como diretora em 1996 e assumiu o cargo de diretora de operações em 2000. Posteriormente foi indicada como CEO da rede de varejo nacional. Formada pela Universidade de Washington, Jewell iniciou sua carreira como engenheira na Mobil Oil Corp., trabalhando em Oklahoma e no Colorado.

A REI, com sede em Washington, é conhecida por seus esforços de conservação e gestão ambiental, assim como sua estrutura de co-op, que inclui mais de 10 milhões de "membros" consumidores. Também foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar pela revista "Fortune".

Uma mulher que gosta da natureza e que lista montanhismo e caiaque entre seus hobbies, Jewell serviu na Comissão Segundo Século dos Parques Nacionais, cujo objetivo era ajudar a formar o futuro do Sistema de Parques Nacionais. Ela recebeu vários prêmios reconhecendo seu trabalho na conservação ambiental.

Obama refaz a sua equipe de energia e ambiente em um momento em que a nação está respondendo a um crescimento no desenvolvimento de gás e óleo de xisto que transformou o panorama energético americano.


Endereço da página: