Folha de S. Paulo


Presidente iraniano quer participar de voo espacial

Uma semana após o Irã anunciar o suposto bem-sucedido envio de um macaco ao espaço, o presidente Mahmoud Ahmadinejad se ofereceu ontem para ser o ocupante do primeiro voo orbital tripulado que a agência espacial iraniana pretende colocar em órbita.

"Estou pronto para ser o primeiro humano a ser enviado ao espaço por cientistas iranianos", disse Ahmadinejad em Teerã durante uma exposição sobre conquistas espaciais nacionais.

Instantes depois, uma página satírica foi criada no Facebook para colher apoios ao envio de Ahmadinejad ao espaço.

Nos EUA, o ex-candidato presidencial John McCain publicou uma mensagem no twitter comparando o presidente iraniano ao macaco lançado ao espaço.

"Ahmadinejad quer ser o primeiro iraniano no espaço, mas ele não acaba de voltar de lá na semana passada", disse McCain, que acabou tachado de racista por um deputado republicano.

Não está claro se a proposta de Ahmadinejad de ir ao espaço era uma brincadeira.

Conhecido por declarações de provocação, ele atravessa um período de adversidade política, com crescentes ataques por parte de facções conservadoras rivais às vésperas da eleição presidencial de junho.

Impedido por lei de se candidatar a um terceiro mandato consecutivo, Ahmadinejad manobra para tentar emplacar a candidatura de algum político aliado no pleito. Mas adversários pressionam para que o clã presidencial fique fora da disputa.


Endereço da página: