Folha de S. Paulo


Refúgio de Bin Laden no Paquistão tenta 'limpar' imagem com parque

A cidade do Paquistão que ganhou má fama mundial como sendo o lugar onde Osama bin Laden viveu escondido por anos vai construir um parque de diversões, num esforço para restaurar sua imagem "família".

Começarão nas próximas duas semanas as obras num terreno grande na periferia de Abbottabad, a cidade onde o chefe da Al Qaeda viveu com sua família numa casa fortificada até maio de 2011, quando foi morto numa incursão de membros da força de operações especiais da Marinha americana.

Aamir Qureshi - 26.fev.12/AFP
Garotos jogam críquete perto de escombros do lugar que serviu para esconder Osama bin Laden no Paquistão
Garotos jogam críquete perto de escombros do lugar que serviu para esconder Osama bin Laden no Paquistão

O parque cultural e temático Hazara vai custar quase 20 milhões de libras (pouco mais de R$ 60 milhões) e terá lago para esportes aquáticos, restaurantes, campo de minigolfe, viveiro de borboletas e diversos brinquedos.

O deputado provincial Javed Abbasi, que vem promovendo a iniciativa, disse esperar que uma montanha-russa seja incluída também como parte da etapa final da obra de cinco anos. "Este será um dos maiores parques de diversões no Paquistão. Esperamos receber visitantes de todo o país e do mundo."

Faz tempo que as autoridades querem deixar no passado o constrangimento provocado pela descoberta de que o homem mais procurado do mundo viveu em Abbottabad, cidade agradável a apenas 48 km ao norte da capital.

A casa que foi o esconderijo de Bin Laden durante muito tempo foi demolida em fevereiro passado.

"A ideia específica deste parque é mostrar que esta é uma região segura", comentou Abbasi. "Não há militância nem terrorismo; as pessoas vivem em segurança."

"A captura de Bin Laden maculou a imagem desta cidade bela e pacífica", comentou Hamuyoon Khan Jadoon, 55, morador de Abbottabad. "A construção do parque vai criar uma imagem positiva dela", afirma.

Tradução de CLARA ALLAIN


Endereço da página: