Folha de S. Paulo


Taxa de desemprego na Alemanha tem queda inesperada em janeiro

A taxa de desemprego da Alemanha caiu para 6,8% em janeiro, em uma queda inesperada em relação a dezembro, segundo dados do Escritório Federal do Trabalho divulgados nesta quinta-feira.

O relatório da instituição aponta que houve uma queda de 16 mil desempregados no país, chegando a 2,916 milhões, interrompendo uma longa série de aumentos. O número supera a expectativa de economistas consultados pela agência de notícias Reuters, que esperava alta de 8.000.

Os dados não ajustados do mês, no entanto, mostram que houve alta para acima do nível de 3 milhões de desempregados, chegando a um percentual de 7,4%. O Escritório Federal do Trabalho justifica a diferença com o fim das vagas temporárias criadas para o Natal e não com a crise financeira.

"O pano de fundo econômico desfavorável deixou poucos vestígios no mercado de trabalho", afirmou o diretor do Escritório do Trabalho, Frank-Juergen Weise, em comunicado.

A notícia será comemorada pelo governo de centro-direira da chanceler Angela Merkel, que enfrenta uma eleição em setembro que pode ser influenciada pela situação da economia. Maior economia da zona do euro, a Alemanha é um dos países com as menores taxas de desemprego.

Enquanto o percentual de desempregados está em 6,8% no país, chega a 11,7% na zona do euro e 10,7% nos 27 países da União Europeia. A situação é melhor que os países mais afetados pela crise, como Espanha e Grécia, onde o número de desempregados passa de 25%.


Endereço da página: