Folha de S. Paulo


Comissão do Senado aprova novo secretário de Estado dos EUA

O senador democrata John Kerry ganhou, nesta terça-feira, a aprovação unânime da Comissão das Relações Exteriores do Senado americano para substituir Hillary Clinton como novo secretário de Estado.

O senador, que em 2004 perdeu a disputa pela Presidência para George W. Bush (2001-2009), tem o amplo apoio de seus colegas democratas, assim como dos republicanos. Todo o Senado deve confirmar o apoio a Kerry no decorrer do dia.

Kerry disse estar muito grato pela aprovação. "Foram maravilhosos, foram realmente extraordinários", disse, sobre seus colegas na comissão. "Estou muito nostálgico, não é fácil", acrescentou o legislador de 69 anos, 29 dos quais como senador.

Jonathan Ernst-24.jan.13/Reuters
O senador democrata John Kerry, indicado por Barack Obama a secretário de Estado, passa por sabatina no Senado
O senador democrata John Kerry, indicado por Barack Obama a secretário de Estado, passa por sabatina no Senado

Enquanto isso, Hillary se prepara para deixar para trás a diplomacia, um mês após superar um traumatismo que a manteve internada vários dias e usando grossos óculos para diminuir a visão dupla provocada por uma pancada na cabeça após uma queda.

"Esta [ser secretária de Estado] foi a honra mais extraordinária possível", disse em entrevista conjunta com o presidente Barack Obama que o canal CBS transmitiu no domingo (27). "E vou sentir muitas saudades."

Os 112 países que visitou a tornaram a chefe de diplomacia americana com percurso mais extenso da história, mas o acidente em dezembro lhe obrigou a cancelar uma viagem e a deixou só às portas de bater o recorde de milhas da antecessora, Condoleezza Rice.

O único plano para o futuro que revelou, descansar e dedicar-se à família, anuncia para muitos um claro prelúdio de uma corrida presidencial em 2016.


Endereço da página: