Folha de S. Paulo


Hamas manda abrir academia militar para adolescentes

Ismail Haniyeh, premiê do Hamas, anunciou nesta quinta-feira ter dado ordens para a criação de uma academia militar voltada a estudantes a partir de 12 anos, na faixa de Gaza.

A nova instituição, com abertura prevista para setembro, deve ter ensino integral e irá preparar os alunos, afirmou Haniyeh, para a "fase de libertação da Palestina".

O líder da facção --que controla a região desde 2007, quando expulsou o rival Fatah-- assistia à graduação de mais de 3.000 adolescentes que haviam participado de um programa de treinamento militar no ensino médio.

Mahmud Hams/AFP
Palestinos que cursam ensino médio participam de formatura em curso militar do Hamas, na Cidade de Gaza
Palestinos que cursam ensino médio participam de formatura em curso militar do Hamas, na Cidade de Gaza

A turma que se graduou ontem participou de um programa semanal e eletivo oferecido em todo o ensino médio. O treinamento tem como objetivo, afirma o grupo, formar uma nova geração apta a lidar com o conflito israelense.

Os alunos aprendem "o espírito da resistência" e "a reforçar a afinidade com o território e Jerusalém", disse um dos professores ouvidos pelas agências de notícias. "Preparamos eles em termos de fé e aptidão física para servir de guerreiros de resistência."


Endereço da página: