Folha de S. Paulo


Escritório de partido do primeiro-ministro é atacado na Grécia

O escritório do partido governista Nova Democracia foi atacada a tiros na madrugada desta segunda-feira em Atenas, na Grécia. A agremiação é a mesma do primeiro-ministro Antonis Samaras, que implantou cortes e medidas impopulares para enfrentar a crise financeira.

Segundo o porta-voz do governo, Simos Kedikoglu, os agressores dispararam nove tiros de fuzil AK-47 contra o segundo andar do prédio, onde fica o escritório de Samaras. Não havia integrantes do partido no momento do ataque. Ninguém ficou ferido.

Fontes da polícia disseram à agência de notícias Efe que um dos projéteis foi encontrado no escritório do chefe de governo e outro no telhado do prédio.

Minutos após o incidente, um carro que foi roubado foi encontrado queimado no bairro de Fáliro. A polícia investiga se há relação entre as duas ações.

A agressão ao partido acontece dois dias depois de outros dois ataques a escritórios do Nova Democracia na periferia de Atenas e outra ação contra o socialista Pasok, que compõe a coalizão governista. Além dos partidos, dois caixas eletrônicos foram incendiados na região.

VIOLÊNCIA

A última onda de ataques começou na semana passada, com ações contra jornalistas. Na madrugada do domingo (13), desconhecidos quebraram os vidros da entrada da casa do irmão do porta-voz do governo.

Pouco depois bombas caseiras provocavam danos em uma dependência do Nova Democracia, e em um escritório da empresa pública de eletricidade, DEI.

Nenhum grupo reivindicou a ação, mas a principal suspeita é de que grupos radicais de extrema-direita e extrema-esquerda, contrários ao governo e às medidas de austeridade impostas para acabar com a crise financeira, tenham feito as ações.

A Grécia enfrenta cinco anos seguidos de recessão, que fizeram o PIB diminuir em 20%, e possui a taxa de desemprego mais alta da União Europeia, 26,8% em outubro. Em dezembro, o país conseguiu a segunda parcela do resgate financeiro de € 130 bilhões, pedido a credores internacionais.


Endereço da página: