Folha de S. Paulo


Em casa, Hillary planeja voltar ao trabalho já na semana que vem

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, está descansando em sua casa em Nova York após ser tratada por um coágulo sanguíneo e planeja retornar ao trabalho ainda na semana que vem, informou o Departamento de Estado nesta quinta-feira.

Hillary, 65, sofreu uma série de problemas de saúde no mês passado, incluindo uma virose estomacal, uma concussão e um coágulo sanguíneo numa veia atrás da orelha direita.

Ela recebeu alta do Hospital Presbiteriano de Nova York na quarta-feira após ficar internada vários dias durante os quais ela foi medicada com anticoagulantes para tratar o coágulo. Os médicos que cuidam da secretária dizem esperar que ela se recuperasse completamente.

Joshua Lott/Reuters
Hillary (abaixo, à esq.) deixa hospital em Nova York ao lado da filha Chelsea e do marido, Bill Clinton (alto, à dir.)
Hillary (abaixo, à esq.) deixa hospital em Nova York ao lado da filha Chelsea e do marido, Bill Clinton (alto, à dir.)

"Ela está descansando em casa", disse a porta-voz do Departamento de Estado Victoria Nuland a jornalista. "Ela está ansiosa para voltar ao gabinete. Ela planeja fazer isso na semana que vem."

Segundo o Departamento de Estado, Hillary tem trabalhado de casa, conversando com funcionários e recebendo memorandos. Nuland contou, por exemplo, que Hillary participou por telefone de uma reunião do Conselho de Política Externa, um grupo externo que dá conselhos à secretária. O grupo recebeu informações sobre a Síria e também discutiu questões sobre energia, mudanças climáticas e outros temas.

Hillary repetiu por várias vezes que cumpriria somente um mandato como secretária de Estado e deve deixar o cargo nas próximas semanas. Seu sucessor será o senador democrata John Kerry, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e candidato derrotado à Presidência em 2004.


Endereço da página: