Folha de S. Paulo


Bombardeios matam dezenas em posto e padaria perto de Damasco

Um ataque aéreo do regime sírio a um posto de combustíveis próximo da capital, Damasco, gerou um grande incêndio e deixou mortos e vários feridos, nesta quarta. Ativistas de oposição ouvidos pela agência de notícias Reuters afirmaram que há mais de 30 mortos no local.

É um dos piores ataques em semanas. O confronto entre o regime sírio e forças rebeldes que exigem a saída do ditador Bashar Assad já dura 22 meses e deixou mais de 45 mil mortos.

O posto fica no subúrbio de Mleiha e foi atingido por um míssil lançado por um jato de fabricação russa. Uma testemunha disse à agência de notícias Associated Press que o ponto em que a bomba caiu agora apresenta uma cratera com um metro de profundidade.

Havia filas de veículos à espera de atendimento no posto, quando o ataque ocorreu. O país enfrenta um forte desabastecimento.

Houve bombardeios em outros subúrbios da capital, conforme a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos, que fica no Reino Unido. Pelo menos 12 pessoas, todas da mesma família e em na maioria crianças, morreram no bombardeio de uma padaria na cidade de Muazamiya.

Nas últimas semanas, os rebeldes têm se concentrado em tomar os aeroportos, principalmente na região de Aleppo, a segunda maior cidade do país, na tentativa de conter o poderio aéreo do regime, um dos maiores desafios deles na batalha.


Endereço da página: