Folha de S. Paulo


"Onde há transparência, não há desvios", diz autor de livro sobre corrupção

Levantamento recente da Transparency International sobre a percepção da corrupção revelou que o Brasil está em 73º lugar entre 180 países.

Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), cada US$ 1 milhão desviados de seu destino gera um prejuízo para a economia de US$ 3 milhões.

De um lado, a atuação da imprensa, a criação do Portal da Transparência e a implantação de leis como a da Responsabilidade Fiscal auxiliam na redução dessa percepção.

Do outro, a sensação de impunidade quando corruptos não vão efetivamente para a cadeia por causa de diversos recursos na Justiça pioram a percepção.

Esse é uma dos debates encontrados no livro "Corrupção - Entrave ao Desenvolvimento do Brasil", de Oscar Pilagallo.

A publicação conjunta do Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial) e da editora Elsevier reúne a opinião de representantes de diversos setores que participaram, em 2012, de um seminário sobre o tema.

Para Pilagallo, o combate à corrupção começa "em casa" evitando atitudes "inofensivas" como furar fila, estacionar em vaga preferencial sem necessidade ou parar em fila dupla para buscar um filho na escola.

Segundo o autor, a transparência também é um dos principais pilares no combate à corrupção. "Onde há transparência, não há espaço para desvios".

No áudio abaixo, Pilagallo fala sobre os recentes protestos e sobre as eleições de 2014 --que, certamente, terão "a voz das ruas" em suas pautas.

Ouça


Endereço da página:

Links no texto: