Folha de S. Paulo


Maioria das mulheres com mais de 45 diz se sentir bonita, aponta pesquisa

Mulheres com mais de 45 anos não mentem a idade, acham que cabelo branco é sinal de atitude e se enxergam mais nova do que o que diz o RG. Ao menos é o que mostra a pesquisa encomendada pela Avon com mil mulheres brasileiras, entre 45 e 65 anos, a média de idade entre as que responderem é de 52 anos.

A pesquisa, feita online, foi divulgada nesta semana junto com o lançamento da nova linha Renew, de cremes antirrugas da marca.

Entre as entrevistadas, 63% acreditam aparentarem serem mais novas. E 78% delas disseram que as pessoas as consideram mais jovens. Para Marcelo Tokaski, diretor do Instituto de Pesquisa FSB —que fez o levantamento—, esses dados mostra que a sociedade ainda tem em mente a figura de mulheres velhas das gerações passadas.

"O resultado mostra que a maioria das mulheres dessa geração está com a autoestima alta e, mais do que isso, confirma a tendência de mudança de comportamento com relação à forma como encaram o envelhecimento", explica Ricardo Patrocínio, VP de Marketing de Cosméticos da Avon.

Cerca de 70% das mulheres respondeu sim à pergunta: "você se sente bonita?". Entre as 14% que disseram "não" (havia opções como não sei), 60% são sedentárias. Esse dado levou os pesquisadores a relacionar a prática de exercícios ao bem-estar diante do espelho, já que 70% do total de entrevistadas diz fazer algum tipo de ginástica.

O modelo de "bom envelhecimento", de acordo com a pesquisa, é a atriz Bruna Lombardi. Aos 63 anos, a mulher de Carlos Alberto Ricceli exibe excelente forma física e uma longa cabeleira loira no musical "Amor em Sampa", que estreio em fevereiro nos cinemas.


Endereço da página:

Links no texto: