Folha de S. Paulo


Mulheres não sabem se maquiar sozinhas, aponta pesquisa feita com maquiadores

Defendendo ou não o seu ganha pão, a maioria dos maquiadores afirma que as mulheres brasileiras são muito antenadas às tendências de make-up, mas não sabem como usar. É o que aponta a pesquisa feita pela Avon sobre o mercado brasileiro.

Ao todo, 447 maquiadores profissionais e 405 maquiadores amadores, de 25 Estados mais o Distrito Federal, responderam a um questionário na internet.

Para eles, a mulherada erra muito na hora de usar dois tons de sombra e passar batom vermelho.

Maquiados de maneira correta ou não, os olhos são a região do rosto que a brasileira mais se preocupa na hora de se maquiar, de acordo com a pesquisa. Em segundo lugar fica pele (35,8%) e boca em terceiro no ranking (15%).

As preferências em relação à cor do batom mudam de acordo com a região do país. No Sudeste, se destacam os tons de nude (32,4%); no Sul, os tons de rosa (36,1%); no Nordeste, os vermelhos fortes (35,4%). Já nas regiões Centro-Oeste e Norte, a preferência é pelos batons tons de rosa (34,4%) e os vermelhos fortes (32,8%).

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Maquiador aplica máscara de cílios em modelo
Maquiador aplica máscara de cílios em modelo

Em relação a textura, o batom mais seco (conhecido como matte/soft matte) vencem de lavada os cremosos. Eles têm 67,7% das preferências das mulheres, segundo os maquiadores ouvidos pela Avon.

Outro produto queridinho, são as máscaras que dão volume aos cílios (55,8%). 38,8% buscam o cosmético que promete alongar os pelos e apenas 5,4%, querem deixá-los mais curvados.

A pesquisa foi feita em comemoração aos 20 anos do Prêmio Avon de Maquiagem, que acontece na noite desta terça-feira.


Endereço da página: