Folha de S. Paulo


É hora de avaliar hábitos e projetos para atingir metas financeiras de 2018

Sair do vermelho é a meta de 2018 de 27% dos entrevistados em pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Juntar dinheiro é o objetivo de 45% dos brasileiros.

Como conseguir realizar? Clareza de propósitos, autoconhecimento e controle são essenciais. Pensar sobre a vida, avaliar hábitos, escolher prioridades e manter as rédeas na hora de gastar são passos importantes. O Instituto Akatu para o Consumo Consciente elaborou um roteiro para ajudar a começar bem o ano e se preparar para atingir suas metas.

Quem é você e o que quer da vida?

Autoconhecimento, clareza de propósitos e autocontrole são essenciais para manter as finanças pessoais ajustadas.

Autoconhecimento

Para iniciar o seu processo de "detox" financeiro e entrar num círculo virtuoso é preciso analisar seu estilo de vida. Como você aproveita seu tempo? Quais são suas preferências, gostos pessoais e valores? Saber aonde se quer chegar é essencial para realizar seu planejamento financeiro.

Mapa da mina

Desenhar o mapa das suas finanças que inclua seus gastos, ganhos e itens do seu patrimônio é essencial. Monte uma planilha e acompanhe seu orçamento. Isso ajuda a avaliar o que é essencial. Não deixe de incluir pequenas despesas ao longo do mês, assim como as costumeiras, de água, luz, telefone, escola. A planilha ajuda a enxergar o orçamento doméstico. Com ela, dá para descobrir quais mudanças de hábitos de consumo farão diferença na busca pela saúde financeira.

Decisão e ação

Após ter um panorama dos seus ganhos e gastos, é possível se planejar para conseguir acumular o montante para pagar as dívidas e/ou para poupar. Faça os cálculos para saber o quanto você precisa economizar por mês e quanto tempo levará para você acumular o valor colocado em seu objetivo. Assim, você montará a sua estratégia, baseada em suas prioridades. Não adianta apenas ter apenas boas intenções - é preciso tomar decisões e agir. Mas não pire: analise se o que você está planejando é viável no tempo que planejou.

Autocontrole

O maior desafio é ter autocontrole para atingir metas financeiras, porque ele depende de domar emoções e impulsos. O imediatismo e o consumismo são os maiores inimigos de um orçamento. Quando o assunto é dinheiro, quem consegue esperar colhe os frutos.

Alugar dinheiro?

Parcelar compras, exceder limite de cartão de crédito e usar cheque especial são formas de aluguel de dinheiro. Seus custos são o que você paga a um banco ou instituição financeira que recebeu o dinheiro de investidores e poupadores em troca de um rendimento.

Parcimônia no crédito

Se usado de forma consciente, o crédito ajuda a concretizar planos como comprar casa ou pagar faculdade. O ideal, em termos financeiros, é usar o tempo ao seu favor e, com paciência, deixar o dinheiro render e construir o seu patrimônio. Perguntas necessárias antes de tomar crédito:

Não vale mais a pena poupar para comprar no futuro, aproveitando uma liquidação?

As parcelas do financiamento não mordem um pedaço muito grande do meu orçamento?

Em quanto tempo me livro da dívida? Vou aguentar pagar durante todo o período?

*

Como se preparar para as compras

Cada tipo de produto tem seus apelos. Saiba como se vacinar contra excessos

Roupas, sapatos e acessórios

Estes são os itens mais comprados por impulso, segundo pesquisa do SPC-Brasil e da CNDL. O primeiro passo para evitar é conhecer bem o seu guarda-roupa, para saber se uma peça nova é necessária e se combina com o que você já tem. Para eventos especiais, considere alugar ou tomar emprestada a peça necessária. Atenção às compras online: numerações podem variar. Veja avaliações feitas por outros consumidores. Atualmente, blogueiros que falam bem desse tipo de produto não deixam explícito que se trata de propaganda. Tenha um olhar crítico em relação a essas novas formas de venda.

Cosméticos e perfumaria

Me engana que eu gosto. Pele macia, sem rugas, cabelos brilhantes. Fotos publicitárias vendem potinhos mágicos. Pense que o efeito de cada produto varia conforme o tipo de pele e cabelo. Por isso, se possível, teste antes.

Comida e gostosuras

Comprar comida por impulso é desperdício multiplicado. Perecíveis, os alimentos duram pouco e as chances de serem descartados sem uso são grandes se não houver planejamento. Por tabela, há desperdício da água e outros recursos utilizados na produção. Por isso:

Planeje o cardápio semanal antes de ir às compras e faça uma lista para manter o foco

Não entre no mercado com fome: ela se transforma em conta alta

Atenção às promoções "pacotes do tipo leve 2 e pague 1", pode fazer você comer demais só para aproveitar o precito;

Crianças a bordo: perigo! No ambiente estimulante dos mercados, as crianças tendem a querer mexer nos produtos, o que distrai os adultos. Tanto os pedidos dos pequenos quanto a distração são dois fatores que influenciam em direção a uma compra por impulso.

Comer fora: No preço do cardápio, está embutido o valor do ambiente e do serviço, por isso sai mais caro que a refeição caseira. Procure ter uma ideia dos valores dos pratos e se informe do tamanho para não desperdiçar. Sobrou? Dog bag.

Gadgets e equipamentos

Você usa todas as funcionalidades dos equipamentos que possui? Que marcas têm a melhor relação custo x benefício? Não faz sentido trocar um equipamento por um novo se o atual ainda serve, ainda mais se você considerar os impactos da produção no meio ambiente.Veja se tem onde guardar e como vai fazer para descartar corretamente o que será aposentado. Se achar que precisa, leia resenhas de outros consumidores.

*

Que impulsos resultam em compras inúteis?

Veja armadilhas que acionam vontade de consumir

Seguir a manada

O medo de perder algo interessante leva os indecisos a fazerem o que os outros estão fazendo. Se você quer evitar compras desnecessárias, não se fie no comportamento alheio. Não é porque a loja está cheia e todo mundo está com sacolas que a promoção vale a pena.

A útima oportunidade

"É a última peça". A pressão é grande. Se as crianças estiverem junto, a situação pode piorar, porque elas podem levar a sério o velho truque do varejo. Na dúvida, saia da loja.
Lembre-se de que você não deve nada ao vendedor, mesmo que ele seja solícito. No caso das compras pela web, cuidado com ampulhetas virtuais que mostram a contagem regressiva para você finalizar a compra.

Para não perder a viagem

Você foi atraído por um anúncio de um produto na internet, mas quando vai pagar percebe que o produto não está mais disponível. Como você já passou um tempão navegando, resolve comprar outro produto para não perder a viagem. Experimente sair de mãos vazias. O dinheiro por ser usado na compra de um produto que você realmente procura e precisa.

Preço da hora

"Promoção imperdível, compre já!" O comércio sabe criar urgências para estimular o consumidor a tomar uma decisão impulsiva. Antes de qualquer compra, pergunte se vale a pena fazer a compra agora ou você está sendo levado a acreditar que ela é vantajosa. Se precisa de um produto, pesquise o preço em vários momentos e espere pelo preço bom. Sem ter essa comparação, não é possível saber se um desconto vale a pena ou não.


Endereço da página: