Folha de S. Paulo


Nutricionistas usam postagens nas redes sociais para atrair clientes

Um nhoque de batata doce com açaí ganha 1.200 curtidas. Uma foto do treino na academia, quase 1.400 "likes". Os nutricionistas esportivos difundem seus estilos de vida nas redes sociais e assim se conectam a possíveis clientes em um mercado bastante competitivo.

Nutricionista com mestrado em ciências da saúde, Valentim Magalhães, 39, tem 101 mil seguidores nas redes. A marca foi alcançada em cerca de três anos e, segundo ele, de forma orgânica, ou seja, sem marketing pago.

Seu perfil mostra muito de sua alimentação e rotina de exercícios. "O que me deu destaque foi estar atrelado ao esporte, então minha imagem tem que refletir isso", explica Magalhães.

O nutricionista definiu uma tática de atuação na internet, que busca empatia ao mostrar que é possível ser saudável sem abrir mão de uma vida normal.

Alberto Rocha/Folhapress
Sibylle Muller, da AcquaBrasilis, em empreendimento com sistema de reúso, em São Paulo
A nutricionista Alessandra Luglio em seu restaurante, na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo)

"Às vezes posto fotos de comidas consideradas não saudáveis, isso cria identidade com o público", conta Magalhães, que também compartilha conteúdo científico. Um de seus posts explica os malefícios das dietas que prometem emagrecimento rápido.

A estratégia tem funcionado. O nutricionista estima que cerca de 70% dos clientes dispostos a pagar cerca deR$ 400 pela consulta cheguem até ele por influência das redes sociais. "Nunca tive uma assessoria profissional para as redes sociais, mas, quando percebi que elas influenciavam no resultado do meu trabalho, comecei a levar mais a sério."

INSPIRAÇÃO

Do ponto de vista do marketing, os perfis dos nutricionistas nas redes geram uma identidade de grupo e servem como fonte de inspiração.

"Ao postar receitas, os nutricionistas incentivam as pessoas a voltar a cozinhar, que é um hábito que vinha se perdendo", diz Gustavo Negrini, consultor e diretor da agência de marketing E4.

É preciso haver cuidado com o conteúdo técnico das postagens, ressalta Negrini.

"O atendimento do nutricionista deve ser individualizado, mas ele pode levar informações ao público, desde que tenham realmente base científica", diz o especialista.

VEGETAIS

Com uma proposta diferente, voltada para o vegetarianismo e para uma alimentação natural, a nutricionista Alessandra Luglio, 43, sempre foi ligada ao esporte. "Sou o meu próprio laboratório, uso a minha imagem como atleta e como nutricionista para passar esses conceitos."

Com 140 mil seguidores, Alessandra considera que as ferramentas digitais que utiliza desde 2013 foram um divisor de águas em sua carreira. Atualmente ela atende na clínica apenas uma vez por semana, com consulta a R$ 530 e longa fila de espera.

Como nutricionista, acompanha diversos atletas que se identificam com a sua proposta de trabalho.

Os bons resultados abriram oportunidades para uma atuação mais diversificada. Atualmente, Alessandra é dona de um restaurante vegano na Vila Madalena (zona oeste), consultora de marcas de produtos com bases naturais e de marketing nutricional, além de diretora da Sociedade Vegetariana Brasileira.

"Recebo muitos convites, de restaurantes que lançam pratos vegetarianos, menus, produtos, eventos de esporte, corridas de rua. Gosto de prestigiar quando são bons projetos", afirma.


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